Com 2/3 das decisões de compra sendo decididas no
ponto-de-venda e a publicidade convencional perdendo credibilidade, algumas
outras áreas do marketing estão ganhando mais espaço. Como melhor atendimento,
CRM, lojas mais bem pensadas e embalagem.
O livro Shopper Marketing se dedica aos 2/3 dos
consumidores, abordando vários fatores que os influenciam na hora compra, sob
perspectivas de vários profissionais. Um desses profissionais é Scott Young,
presidente da Perception Reasearch Services, que conduz mais de 750
pesquisas todo ano sobre embalagem e comportamento do consumidor no varejo.
Scott descreveu os 6 princípios para uma embalagem
eficiente. Não se trata apenas de design, mas de resultado. Como o caso da nova
embalagem Heinz, que aumentou o consumo de ketchup em 68%. Uma boa
embalagem é aquela que ajuda a vender mais e solucionar a famosa dúvida “qual
devo levar?”.
·
Embalagem visível. Contraste é a chave. Quando todas as marcas gritam na gôndola,
simplicidade pode funcionar. DICAS: Grandes pedaços de uma cor só, logomarca
grande cercada de espaço em branco. EX: Kuat.
·
Embalagem útil. A quantidade de opções é cada vez maior. Por isso, marcas inteligentes
vão além da sua categoria. O que define sua posição é a utilidade,
especialmente se um produto serve para várias coisas. DICAS: layout consistente
e fácil de comparar. EX: Ilhas, produtos de categorias diferentes próximos uns
dos outros, produtos no caixa.
·
Embalagem com diferenciação. Não é segredo que boa parte das decisões são
tomadas com base em fatores emocionais e intuitivos. Sendo assim, a embalagem
precisa conter os fatores-chave da marca. DICA: o design precisa ser mais
eficiente (mostrando fatos) ou mais saudável ou mais autêntico (único) ou mais
moderno que a concorrência à primeira vista.
·
Embalagem com uma única mensagem. Assim como na propaganda, ou você diz uma coisa ou
o consumidor não assimila nada. DICA: Mais informação, não fará o consumidor
gastar mais tempo lendo, apenas diluirá a mensagem principal.
·
Embalagem para aumentar o consumo. Como a história da pasta de dente cujo o consumo
aumentou depois que mudaram o tubo, fazendo sair mais pasta. Ou como a nova
embalagem Heinz citada no começo do post que aumentou o consumo em 68%.
Embalagem eficiente é que aumenta vendas e se aumenta vendas, aumentando
consumo. DICA: Criação de embalagens “prontas pra consumo”, fáceis de estocar e
que evitam desperdício. EX: Embalagem quadrada de cereal.
·
Embalagem sustentável. As pessoas querem fazer o certo. Seja por anseios
próprios ou por receio do que os outros vão pensar. Em muitos casos, é uma
relação ganha-ganha. A empresa economiza e o consumidor compra algo ecologicamente
correto.
Fonte:
www.pequenoguru.com.br
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