De olho na nova classe média brasileira, o Data Popular realizou um
levantamento para verificar quais marcas se beneficiaram com o crescimento do
consumo dessa fatia da população.
A pesquisa divulgada nesta quarta-feira, durante a 10ª edição do Congresso
Nacional das Relações Empresa-Cliente (Conarec), apontou que a Nestlé é a
preferida, sendo citada por 4,1% dos entrevistados, seguida por Samsung (3,9%) e
Adidas (3,7%). Foram ouvidas 22 mil pessoas em 153 cidades pelo Brasil.
De acordo com o Data Popular, 54% dos entrevistados se preocupam com a marca
dos alimentos, 47% consideram a empresa na hora de comprar computadores, 45%
antes de adquirir o automóvel e 41% para eletrônicos. Porém, apenas 37% dos
entrevistados afirmaram dar atenção à marca dos sapatos.
Segundo a pesquisa, existe uma diferença entre o gosto dos homens e das
mulheres da nova classe média. Eles citaram marcas de tênis, roupas de esporte e
eletrônicos, enquanto elas apontaram alimentos, cosméticos e roupas.
O Data Popular constatou que a classe média brasileira cresceu de 42% da
população em 2004 para 53,9% em 2011, ganhando parte dos antigos pertencentes à
classe D, que apresentou declínio de 41,3% para 31,1% no mesmo período. Conforme
projeção do instituto, em 2014 a classe C será representada por 58,3% dos
brasileiros, enquanto 26,8% estarão na D.
Entre 2004 e 2011, o crescimento no número de pessoas na classe C impulsionou
as compras, fazendo com que a nova classe média atingisse R$ 1,03 trilhão em
consumo no ano passado. A cifra corresponde a um crescimento de 228,3% nos
gastos com produtos e serviços nos últimos sete anos.
O carrinho de compras da nova classe média também mudou de 2001 para 2012. A
classe AB comprava 35 categorias diferentes de produtos, a C 27 e a DE 19 há 11
anos. Agora, a AB leva para casa 45 categorias, a C 42 e a DE 40.
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