quarta-feira, 18 de abril de 2012

Blackberry amplia investimento no Brasil e reposiciona comunicação

Como reposicionar uma marca ligada ao mundo corporativo para ser tornar provedora de serviços a todos os tipos de usuários? Este é o desafio que a Research in Motion (RIM) tem para fazer a Blackberry crescer junto com a expansão do mercado de smartphones no Brasil. Sob o conceito “Para diversão. Para o trabalho. Para tudo”, a companhia pretende transmitir para os brasileiros que a marca oferece aplicativos, sistema operacional e aparelhos adequados para a necessidade de cada consumidor e busca se destacar no mercado de smartphones.
A mudança de planejamento da empresa surgiu após uma pesquisa com o público brasileiro em que os executivos da marca perceberam que a Blackberry era atrelada ao mundo dos negócios. Com intuito de mudar esta perspectiva e aumentar o seu campo de atuação, a companhia elaborou uma grande plataforma de comunicação com celebridades nacionais para transmitir a ideia de que o Blackberry é para todos.
A RIM está de olho no crescimento de vendas de smartphones no país, que fechou 2011 com uma aumento de 179%, comparado a 2010, segundo a Nielsen. “Nossa ação está relacionada à mudança que houve no mercado brasileiro, que cresce a cada ano. O país já é a sexta economia mundial e, daqui a quatro ou cinco anos, nossas estatísticas apontam que se tornará a quinta potência. Para nós é um mercado muito enorme, atrativo e queremos seguir crescendo e investindo”, ressalta Guillermo Gasparini, Diretor de Marketing da Research in Motion, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Planejamento de comunicação

Pela primeira vez, a empresa canadense mobiliza uma plataforma de comunicação totalmente voltada para o público brasileiro. A partir deste projeto, a RIM deseja mostrar um comprometimento maior com os usuários do Brasil e realçar todas as funções que um Blackbery oferece, tanto para trabalho quando para a diversão.
Para isso, a companhia contou com as celebridades Malvino Salvador, MariMoon, Sabrina Sato, Tony Belotto e João Dória Jr. em peças que circularam nos canais de TV a cabo, jornais, revista e na internet. A comunicação intitulada “Qual o seu outro lado?” mostra as atividades dos artistas diferentes daquelas conhecidas do grande público.
“Com a plataforma, buscamos nos comunicar com públicos de várias faixas etárias e gêneros. A Marimoon, por exemplo, dialoga com um público jovem e está presente nas redes sociais. Temos o João Dória que atinge o consumidor corporativo, além de Sabrina Sato que impacta um público adulto, mais geral, de mulheres e homens de diferentes classes sociais”, diz Gasparini

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