quinta-feira, 15 de março de 2012

Natura: Pioneira em Marketing Verde no Brasil


Segundo pesquisa realizada na Europa, os países que mais valorizam produtos ecologicamente corretos são: Espanha(83%), Rússia(76%) e Alemanha (73%). O “mercado verde” ainda é jovem no Brasil, e, portanto possui pouca concorrência. Com isso, as empresas que saíram na frente, como é o caso da NATURA, por exemplo, apresentam importante diferencial competitivo em relação aos concorrentes.

A NATURA se destacou com a linha de produtos denominada EKOS, nome sugestivo para o produto em termos de ecologia. A empresa buscou comprar matérias primas vegetais, extraídas sem prejudicar o meio ambiente. Como informado na página na Internet da empresa
, as fórmulas são totalmente biodegradáveis, decompondo-se em até 28 dias.

A embalagem prevê a utilização de papel e resinas plásticas recicláveis. Outro aspecto que vale ressaltar é que a empresa aderiu a um programa de certificação de ativos, intensificando o “efeito cascata” com a busca pela certificação ambiental dos fornecedores, o que garante um manejo florestal sustentável.

Para isso, a NATURA investiu nada menos que R$ 11 milhões em Marketing Verde, pelo que parece tendo um resultado melhor que esperado. Afinal, de acordo com a campanha da empresa, o consumidor deixa de comprar apenas um sabonete ou creme hidratante e passa a adquirir um produto mais natural, com características próprias brasileiras e que contribui de forma decisiva para a preservação da nossa fauna ou flora. Assim, a natura agrega valores ao produto, diferenciando-o do mercado, ou seja, o consumidor não compra somente um produto e sim a sensação de que está sendo ecologicamente correto e contribuindo para o futuro das próximas gerações.

O “Mercado Verde” trabalha com tendências atuais e futuras, com novos hábitos de consumidores, novos produtos e novos mercados, mas também com o reposicionamento de produtos/serviços antigos. Isso porque, iniciativas como a da NATURA mostram que a empresa poderá atender ao consumidor “consciente/acomodado” - que tem o conhecimento da necessidade de preservar, mas não quer mudar os hábitos e acredita que ao comprar produtos ecológicos já se isenta de sua parcela de culpa, e ao consumidor “ecologicamente correto” - que luta contra velhos padrões e costumes.


Fonte: www.natura.com.br

Um comentário:

  1. Parabens a visionária Natura que percebeu em nosso país a grandeza da flora utilizando dela em seus produtos, aliado a isso mostrou sua competencia em "ensinar" como ganhar dinheiro e ser sustentavel pode e é viavel...

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